O metaverso virou o tema da vez e a revolução dos negócios. Não apenas pelas funcionalidades que promete oferecer, mas também por desafiar as empresas a entender como operar neste novo universo.
Até 2026, 25% da população fique ao menos uma hora por dia no metaverso, de acordo com as estimativas do Gartner.
Ainda pode parecer distante. Mas uma das certezas para todos é que já é uma realidade e esta inteligência conduzirá o futuro do trabalho, modelos de negócio e de consumo.
Da mesma forma como as novidades deixam perguntas sobre como serem utilizadas, suas aplicações e benefícios aos negócios, o metaverso tem questionado empresas e usuários.
Por isso, a MA² separou quatro exemplos de como adotar essa tecnologia em diferentes áreas do seu negócio. Veja a seguir:
Acompanhe na MA²: Como impulsionar sua empresa por meio da inovação
1. Experiências aprimoradas dos clientes
O segmento do varejo é um dos mais privilegiados pelo metaverso. A tendência é de criar um universo completo no digital permitindo experiências complementares —ou novas — em relação ao tradicional.
Para ficar mais claro: as montadoras e locadoras podem oferecer test drive em um cenário de realidade estendida, enquanto guias de turismo dão vida a eventos históricos e cidades antigas por meio de animações do mundo virtual 3D.
A moda é uma das mais versáteis, permitindo os clientes e experimentar, vestir e adaptar os looks em um personagem com as mesmas medidas no metaverso. E o melhor: as roupas chegam na sua casa, para usar no universo real.
O conceito do metaverso é transmitir, expor e oferecer novas modelos de negócio para os clientes. Isso permite mais proximidade, conexão e interação dos consumidores com produtos, serviços e a marca em si.
2. Reuniões mais dinâmicas
Muitos já trocaram as reuniões presenciais pelas onlines. Porém, o metaverso possibilitará ainda novas funcionalidades, praticidades e conforto desta modalidade.
Por meio de aparatos, como os óculos de realidade aumentada, uma pessoa poderá estar fisicamente em casa, mas virtualmente em um ambiente corporativo para se encontrar com os colegas de trabalho.
Essas ferramentas ampliarão o alcance dos trabalhadores, permitindo que executem melhores tarefas no ambiente virtual, influenciando diretamente na produtividade.
Um exemplo é poder ter quantas telas de computador quiser no metaverso, automatizando e facilitando as atividades corporativas.
3. Novas oportunidades de marketing e branding
No universo sem barreiras, as estratégias de marketing e branding do seu negócio são infinitas.
O que era feito apenas por meio de panfletos no passado, expande-se para as interações e novas experiências com o metaverso.
A Nike, por exemplo, já anunciou a “Nikeland”. Este é um universo com viés publicitário, onde é possível equipar avatares virtuais com os produtos da marca, além de interagir com jogos esportivos.
Outro exemplo são as exposições de marcas ou mesmo de cantores e shows nos jogos como Fortnite. É permitido criar eventos nos games e, ao mesmo tempo, publicitar trabalhos e produtos de maneira interativa e dinâmica, alcançando novos públicos.
4. Novos fluxos de receita e caixa para o seu negócio
Os bens que só existem no mundo digital estão cada vez mais em alta. Um exemplo são as NFTs, ativos digitais exclusivos deste universo.
Este novo modelo de negócio apresenta novas oportunidades de trabalho e de público-alvo.
Já as criptomoedas, tendência de modelo de pagamentos, chega ao metaverso com tipos específicos, como Gala Games (GALA), Axie Infinity (AXS), The Sandbox (SAND), Polygon (MATIC) e Yeld Guild Games (YGG).
Embora ainda esteja em um soft opening, é importante começar a entender a tecnologia e a preparar os negócios para operar no metaverso.
A MA² te auxilia com serviços de presença digital, para que a sua marca esteja posicionada de forma efetiva.
Entre em contato com o nosso time e prepare-se para as novas tecnologias!
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?