A palavra arquétipo vem de “arquia”, que significa patriarca; hierarca, sugerindo um sistema de governo ou organizacional. Trata-se de padrões universais de comportamento que todos nós compreendemos instintivamente. Como esse reconhecimento é pré-programado em nossos cérebros, esta é uma ferramenta extremamente útil para definir a posição de sua marca e os traços de personalidade que ressoarão ao seu público-alvo.
O conceito de arquétipo é bem antigo. Platão, por volta de 345 aC, usou o termo “formas de intuição” ao se referir à compreensão intuitiva. Porém, foi o psiquiatra suíço Carl Jung que trouxe o termo “Arquétipos” no contexto da personalidade. Ele disse que todos nós temos um inconsciente coletivo que canaliza experiências e emoções, resultando em padrões típicos de comportamento.
Dessa forma, a personalidade da marca é um conjunto de características humanas associadas à marca de uma empresa. É uma maneira de tornar uma marca mais pessoal de forma que um público se identifique e interaja com ela. É o que irá diferenciar a sua comunicação por meio de facetas, como identidade, tom de voz, abordagem, costumer service e seus vários pontos de contato.
De acordo com o professor de Harvard, Gerald Zaltman: 95% das nossas decisões de compra são feitas na mente subconsciente. Isso significa que marcas com uma forte identidade arquetípica se conectam emocionalmente com seu consumidor 5.0 de forma mais profunda, o que, consequentemente, gera uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
É esse mecanismo de narrativa e apego emocional que o apelo arquetípico permite. Ou seja, é a razão pela qual existem algumas marcas pelas quais você naturalmente gravita e que fazem você se sentir bem.
Por consequência, quanto mais você conhecer os seus arquétipos e for autêntico dentro da sua personalidade, mais se conectará com a sua persona, pois ela terá uma personalidade como a sua. Assim, o relacionamento se tornará de nível pessoal.
Conheça os 12 arquétipos de Jung que são aplicados às marcas:
- O Inocente
- Pessoa Comum
- O Herói
- O Rebelde
- O Aventureiro
- O Criador
- O Governante
- O Mago
- O Amante
- O Cuidador
- O Comediante
- O Sábio
O Inocente
Exibe felicidade, bondade, otimismo, segurança, romance e juventude. Honestidade e transparência são seus principais valores. Estes devem estar presentes na visão, missão, produtos, serviços e mensagens.
O Inocente incorpora um senso de unidade e renovação, representando paz e aceitação. Esse arquétipo pode desencadear nostalgia por tempos mais simples.
Um desafio potencial ao manter um arquétipo de marca Inocente é o risco de parecer ingênuo ou muito fora de contato com a realidade. Você nunca quer que seus clientes sintam que está tentando vender a eles um conceito utópico, não é mesmo?
Pessoa Comum
Busca conexões e pertencimento; é reconhecido como solidário, fiel e pé no chão. Essas marcas são tipicamente acessíveis, inclusivas e visam as massas, em vez de um segmento altamente especializado.
Para atrair sua persona, as empresas precisam ser amigáveis e realistas. Seu público-alvo teme a rejeição ou ser destacado do resto, por isso devem fazê-los sentir que pertencem com uma abordagem casual da vida, preferindo ser discreto, não ameaçador e útil para todos.
O Herói
Em uma missão para tornar o mundo um lugar melhor, o Herói é corajoso, ousado e inspirador. A ideia não é intimidar, mas abraçar todos os desafios que surgem em seu caminho.
Portanto, como um aprendiz contínuo, o Herói busca entender a força vital interior e a expressão mais completa de si mesmo, enquanto lida com dificuldades, encontra destinos estranhos e enfrenta desafios inconstantes. A essência do Herói está no sacrifício necessário para atingir o objetivo da transformação.
Para esse público-alvo, crie mensagens inspiradoras, que explora as ambições de seus clientes e os ajuda a agir.
O Rebelde
Esse arquétipo tem a premissa de questionar a autoridade e quebrar as regras, pois busca a revolução. Valoriza a liberdade e quer romper o status quo, mesmo que isso exija uma luta. Ele é uma chave para a mudança social e aceitação como um prenúncio de novas perspectivas.
As marcas rebeldes fariam bem em ir contra as normas estereotipadas da sociedade e os hábitos rotineiros regulares em suas campanhas para se conectar com um segmento que tenha os mesmos valores.
O Aventureiro
Encontra inspiração em viagens, riscos, descobertas e a emoção de novas experiências. Marcas aventureiras amam a sua liberdade, bem como o Rebelde, e estão sempre procurando caminhos para a autorrealização, visto que raramente estejam satisfeitos com o lugar onde estão.
Elas assumem riscos e muitas vezes podem atrair clientes com campanhas, programas e iniciativas questionáveis, mas empolgantes. Como seus clientes ficam entediados facilmente, estímulos como esses são muito atrativos.
O Criador
Imaginativo, inventivo e motivado a construir o que houver de significado e valor duradouros, o objetivo de um Criador é resolver um problema inventando algo que não existia antes.
Assim, o Criador percebe e age de acordo com a necessidade de inovação, invenção e reinterpretação, pois isso destaca-se pela dedicação e trabalho duro. É valido lembrar que essas marcas permitem que os clientes se expressem livremente. Isso pode ser com a ajuda de uma ferramenta, recurso ou até mesmo na identidade visual.
Naturalmente, os criadores atraem mais o público criativo ou artístico que valoriza a autoexpressão, trazendo novos produtos e serviços e se destacando na multidão. É por isso que a maioria dos criadores prospera em arte, design, tecnologia e marketing.
O Governante
O Governante é tipicamente controlador e severo, mas responsável e organizado. Marcas governantes gostam de se associar com luxo e sucesso. Podem ser de poucas palavras, mas são conhecidas pela perfeição e atenção aos detalhes.
A persona delas gosta de dar passos ousados e está disposta a pagar mais por produtos que a fará parecer mais bem-sucedida e sofisticada. Este arquétipo se mostra na criação de estruturas, organizações e ambientes harmoniosos, frutíferos e construtivos.
O Mago
Deseja criar algo especial e tornar os sonhos realidade, portanto é visionário e espiritual. Seu objetivo é entregar experiências transformadoras e realizar sonhos.
Veja mais sobre como oferecer experiências completas no artigo Melhorando a experiência: entenda as siglas UX, CX e HX… – MA² (ma2comms.com)
O Mago se conecta a experiências de sincronicidade, fluxo e unidade, com curiosidade sobre o funcionamento oculto do universo. Também tem o poder de transformar o ordinário em extraordinário, transportando para um mundo utópico onde o único limite é a sua imaginação.
O Amante
Cria momentos íntimos, inspira amor, paixão, romance e compromisso. Valoriza o apelo estético, defendendo o que for belo e sensual. Seu objetivo é ser o mais atraente possível e estimular o desejo de seu público de ser íntimo e apaixonado.
Para essa persona, você não precisa necessariamente usar apelo sexual, mas use ideias que levem os clientes a se sentirem íntimos, ousados e românticos. Isso resulta em uma experiência de amor que vai além de uma emoção ou mentalidade para se tornar um modo de ser.
O Cuidador
Protege e cuida dos outros, é compassivo, carinhoso e generoso. O objetivo do Cuidador é fazer com que quem tenha contato com ele sinta-se seguro. Ele desempenha o papel de um curador ou de uma figura maternal que tem os melhores interesses no coração.
Desse modo, é capaz de encontrar o lado positivo em qualquer um, transpira calma em uma crise, faz amizade com todos e irradia a leveza do otimismo.
As marcas Cuidadoras são gentis e fornecem suporte emocional ou físico por meio de seus produtos, serviços, mensagens ou até mesmo modelo de negócios. O público-alvo do Cuidador depende deles para compaixão e apoio. É por isso que eles tendem a responder a campanhas de marketing que incorporam elementos emocionais ou mostram empatia com seu estilo de vida.
O Comediante
Traz alegria ao mundo através do humor, diversão, irreverência e muitas vezes com algumas pegadinhas.
O Comediante aprecia a beleza, a mudança, o intelecto surpreso e perverso. Conhecido por palhaçadas exuberantes, transcende a tradição, a convenção e as normas sociais.
As marcas desse arquétipo se esforçam para que os clientes as associem a bons momentos e lembranças. Isso se traduz principalmente em conteúdos espirituosos e criativos que provavelmente se tornarão virais.
O Sábio
Comprometido em ajudar o mundo a obter uma visão e sabedoria mais profundas, o Sábio serve como um mentor ou conselheiro atencioso, capacitando as pessoas para mudar o mundo, em vez de provocar uma mudança por conta própria.
Para esse consumidor, transmita conhecimento com maestria. Por isso, leia também 7 motivos para contar histórias e conquistar o público – MA² (ma2comms.com)
Essas empresas são líderes de pensamento e fontes confiáveis de informação. As pessoas confiam nelas para entender melhor o mundo ao seu redor. É por isso que a maioria das marcas desse arquétipo tem um público fiel de clientes que sempre voltam para buscar mais conhecimento.
Antes de definir uma marca usando arquétipos, primeiro você deve considerar qual é a sua marca e quem é o seu mercado-alvo. Você precisa ter uma boa compreensão de como os clientes em potencial percebem a sua empresa, seus produtos e serviços. Então saiba por que e como desenvolver uma marca.
Além disso, pense em como você gostaria que eles se sentissem em relação à sua empresa. Isso pode permear entre mais de um arquétipo e, então, é criar uma personalidade forte que esteja em toda a sua comunicação.
Em suma, os arquétipos de marca com seus traços de caráter humano te ajudam a criar uma força atrativa para o seu público por meio de valores compartilhados, resultando em melhor percepção da marca, maior defesa da marca e uma base de clientes mais forte e fiel.
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?