Segundo o filósofo inglês Thomas Morus, “nenhum homem é uma ilha”. Isso quer dizer que o ser humano tem a necessidade em viver em comunidade e, para tal, precisa se comunicar. Desta forma, a comunicação assertiva é a capacidade de se comunicar de maneira satisfatória, ou seja, sem que haja ruídos (mal-entendidos).
Aqui, vale destacar logo de início a diferença entre comunicar e informar. A primeira se refere à relação criada com a informação. Já a segunda está diretamente conectada com a mensagem que se deseja transmitir.
No mundo dos negócios, a comunicação é um ponto fundamental. Isso porque possibilita o melhor entendimento das necessidades dos clientes, ajuda a manter uma boa relação do ambiente de trabalho, tornando a equipe mais eficiente, além de possibilitar o alcance de metas mais alinhadas com os valores da empresa, bem como outros benefícios.
A comunicação é a ponte que oferece ao líder o poder de influência para obter sucesso nos objetivos organizacionais e de relacionamento.
Com isso, ter uma gestão de comunicação está diretamente atrelada aos líderes e times de alta performance, de forma a construir o relacionamento pessoal e corporativo tanto no que tange ao institucional quanto ao social.
Sabendo disso, pode-se afirmar que a comunicação assertiva é uma das principais características de uma empresa e de profissional de sucesso, pois auxilia na transmissão da maior credibilidade, amplia o respeito dos colaboradores e auxilia na resolução de conflitos.
Neste blogpost, a MA2 apresenta formas de melhorar a comunicabilidade da sua empresa e torná-la mais assertiva. Continue a leitura!
Comunicação assertiva nos negócios
A quarta edição do relatório Future of Jobs, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial retratou o futuro do trabalho e as características mais requisitadas no ambiente corporativo.
Três dessas características estão intrinsicamente relacionadas com a comunicação, sendo que o que há de comum entre elas é a comunicação assertiva — fato este que reforça a sua importância.
Leia mais no blogMA2: End-to-end: o que é uma comunicação efetiva
Abaixo, destacamos três recomendações para uma comunicação assertiva:
-
Atenção ao falar
No livro “O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal”, o autor Pierre Weil discorre sobre o fato das expressões faciais e corporais retratarem o que pensamos sem que haja a necessidade de dizer algo por meio da fala.
Considerando o que o autor retrata, é importante estar atento à linguagem do corpo para que não haja desajuste da mensagem a ser dita com a mensagem corporal.
Além disso, é necessário observar o estilo de linguagem e o tom de voz, para não parecer agressivo ou insensível.
-
Demonstre compreensão
A empatia e a escuta ativa são fatores imprescindíveis, pois possibilitam a compreensão das necessidades e preocupações dos colegas de trabalho e clientes. Como consequência, há o surgimento de conexões mais profundas e maiores relações de confiança.
-
Fale no momento certo e tenha embasamento
Ao ter base na fala no momento certo, o indivíduo terá maior credibilidade em seu discurso já que assim demonstrará maior entendimento.
Um método para melhorar a comunicação e torná-la assertiva que muitas empresas usam é proporcionar um treinamento. Como consequência, há a melhora das relações interpessoais e a gestão de conflitos.
Ter uma comunicação assertiva traz benefícios para o profissional que sabe aplicá-la e também para o negócio. Entenda como a sua marca pode ter essa fala e conte com o time de outsourcing de comunicação da MA2 para auxiliar na estratégia e na operacionalização deste comunicar.
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?