À medida que a tecnologia evolui, a exigência e o comportamento dos consumidores também mudam com essas novas ferramentas. No Brasil, por exemplo, desde a implantação do Plano Real, podemos observar essa mudança de tempos em tempos.
Passadas quase 3 décadas da moeda nacional, observamos a migração para o digital e a entrada das novas gerações no mercado de consumo. Atualmente, estamos na era do consumidor 5.0, formada principalmente pelos jovens da geração Z e os Millennials.
Diferentemente das anteriores, esse tipo de cliente é nativo digital e apresenta comportamento ligado ao desenvolvimento tecnológico, por isso, suas compras são quase todas realizadas pela internet.
Antes de entender como atender esse consumidor, vamos relembrar os perfis anteriores e suas principais características?
-
Consumidor 1.0 – Foco no produto
Clientes do século passado buscavam produtos que bem produzidos. Esse perfil tinha seu próprio sapateiro, pintor, alfaiate e demais profissionais. Sem a internet, realizava suas compras na região onde morava ou trabalhava.
-
Consumidor 2.0 – Preço
Com a expansão do marketing, passou-se a comparar os valores de empresas diferentes e a decidir pelo menor custo. Esse tipo de cliente costumava ser muito fiel às marcas e, por isso, recebia inúmeros benefícios delas.
-
Consumidor 3.0 – Mais sentimento
Neste período, a internet começou a ficar mais acessível para o grande público. Como resultado, essa geração deu início a busca por produtos e serviços que criassem uma conexão. A prioridade desses consumidores era essa procura ativa pelo pertencimento e identificação.
-
Consumidor 4.0 – Informação
A internet evoluiu e se tornou mais democrática, então os clientes puderam encontrar dados de qualquer produto em questão de segundos. A partir do acesso rápido à informação, esse perfil curioso prefere empresas transparentes e honestas. Depoimentos nas redes sociais são fundamentais para a realização ou não de negócios.
Mas quem é o consumidor 5.0?
Ele é uma mescla do 3.0 e 4.0, os quais passaram a ser mais exigentes com a democratização da informação. Porém, reúne características mais específicas, como:
1. Experiência
Essa geração não deseja apenas o melhor preço ou produto. Ela quer manter um relacionamento de acordo com as suas necessidades, a partir de uma conexão e de canais abertos de comunicação que solucionem dúvidas de forma rápida e fácil.
2. Influenciador e influenciável
Esse cliente vai procurar a opinião de amigos, familiares e de feedbacks para saber mais sobre determinado produto ou serviço. Além da qualidade, ele deseja saber como foi a experiência deles antes, durante e após a compra. Hoje, é possível encontrar diversos sites e plataformas de reclamação, ou seja, o consumidor pode melhorar ou piorar a imagem de sua empresa a qualquer momento.
3. Presença
É importante que a empresa esteja em todas as plataformas recebendo clientes —seja no mundo real ou virtual. Esse consumidor quer encontrar de maneira fácil e rápida o que deseja. O investimento na estratégia omnichannel auxilia na captação e retenção desses clientes.
4. Relacionamento
Antigamente, as marcas moldavam comportamentos e hábitos. Nos dias atuais, os consumidores têm voz e podem ajudar no desenvolvimento de produtos de acordo com suas necessidades. A empresa não pode ter apenas canais para reclamações ou tirar dúvidas e, sim, meios para pedir sugestões e apresentar melhores resultados.
5. Viciados em internet
O consumidor 5.0 nasceu no mundo digital, por isso prefere marcas que sejam dessa época ou que fizeram uma transição com sucesso para o online.
Por conta disso, as compras online devem crescer 2% no terceiro trimestre de 2022 no Brasil, segundo a pesquisa da empresa NielsenIQ. Ela revela também que mais de 91% dos entrevistados vão adquirir algo pela internet entre julho e setembro. Ou seja, se uma empresa não tiver uma forte presença na internet, ela não irá atingir 9 a cada 10 brasileiros!
Assim, é preciso conquistar e criar uma lealdade com o consumidor 5.0 e ficar de olho no desenvolvimento do perfil 6.0. A MA² desenvolve estratégias personalizadas para qualquer tipo de negócio, direcionando o conteúdo para os canais mais indicados e obtendo excelentes resultados.
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?