Qual é a mensagem que a sua marca deseja comunicar ao público? Para ter uma comunicação efetiva, é preciso revisitar o propósito e a estratégia para construí-la de forma exclusiva.
A comunicação revela os valores e objetivos e esse é o primeiro passo de uma comunicação efetiva: conhecer profundamente a marca e os consumidores.
E por que isso é tão importante?
Para acertar no tom, na pessoalidade, nos termos, na mensagem e no visual é fundamental ter uma identidade bem firmada da marca e saber pelo que ela luta e quais são os seus impactos.
Por exemplo, não faz sentido um slogan “Você feliz você é quem faz” com imagens de pessoas tristes e um atendimento impessoal.
Para construir uma imagem de produtos que trazem alegria, é necessário proporcionar uma experiência que reflita esse sentimento e, mesmo com o menor contato que o consumidor tenha com a marca, ele possa sentir que escolheu um produto ou serviço que lhe traz felicidade.
Seja um negócio B2B ou B2C, o que o cliente deseja não é mais uma empresa que ofereça apenas o produto ou serviço que ele busca – afinal, o buscador das redes sociais e do Google já mostra várias opções —, ele quer se engajar, conectar, sentir que no que ele está investindo pode gerar ainda mais impacto do que o que ele vai receber para si ao concretizar a compra.
É daí que vem a crescente preocupação por produtos cruelty free, embalagens recicláveis ou marcas sem relação com trabalho escravo. De acordo com a pesquisa realizada pela Toluna em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo por estarem preocupados com o planeta.
Mas engana-se quem pensa que os valores de uma marca estão apenas associados a uma causa. Está relacionado ao pacote todo e, quanto mais forte for a sua identidade, melhor será a sua comunicação. Falamos mais sobre como desenvolver uma marca forte aqui.
A partir do momento em que os valores e objetivos são bem definidos e internalizados entre os gestores, estrutura-se uma comunicação efetiva.
A comunicação end-to-end
Não basta apenas ter uma regularidade de publicações, mas não prestar um serviço pessoal e eficiente de atendimento ao cliente. Esse comportamento atrairá reclamações de consumidores insatisfeitos.
Por isso, quando falamos de uma comunicação end-to-end (ou ponta-a-ponta em tradução livre ao português), reforçamos a presença de impacto no contato entre os colaboradores, parceiros e o cliente final.
A comunicação deve comunicar o propósito da empresa para os públicos interno e externo.
No marketing, o end-to-end aborda todas as linhas de atendimento, eventos, reuniões, contato com colaboradores e, claro, estratégias de comunicação externa, como assessoria de imprensa e conteúdo (blog, redes sociais, e-mail marketing, dentre outros).
Quando as mensagens para os times internos e acionistas externos, como clientes, não são unificadas, a desconfiança organizacional é inevitável.
Como organizar a comunicação externa
Para ter uma comunicação efetiva com o seu público, recomenda-se seguir alguns passos importantes para a construção da mensagem:
- Entenda o seu negócio: defina de forma clara os objetivos, os canais de comunicação a serem utilizados e o perfil do seu público para traçar a linguagem mais adequada.
- Ouça feedbacks: a comunicação eficaz depende muito das habilidades de escuta, o que reforça a compreensão entre duas ou mais pessoas. Apostar no pós-venda, coletar feedbacks, estar atento aos comentários nas redes sociais, entre outras ações.
- Considere a imagem não-verbal: o olho no olho e a voz estável em uma apresentação transmite segurança e autoridade. Nas redes sociais, cada elemento visual vai transmitir uma sensação. Entenda como a linguagem não-verbal funciona e instigue na sua persona as emoções e a impressão que deseja.
Construir uma comunicação efetiva é ser assertivo na mensagem ao público-alvo utilizando diversas estratégias e plataformas para se chegar ao objetivo final.
Portanto, os responsáveis pela comunicação externa da empresa precisam estar atentos ao seu público e à imagem que desejam transmitir.
A comunicação no endomarketing
As empresas tendem a apostar na comunicação externa como seu foco principal, esquecendo que seu público interno é primordial neste processo e funciona como um dos canais para propagar a mensagem.
Assim, a comunicação deve ser coerente em todo o seu espectro e isso começa dentro de casa.
Endomarketing é o conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores.
Quando se diz respeito à comunicação, eles são os primeiros a serem impactados e os que melhor podem falar sobre a sua marca. Faça deles seus agentes de marketing e construa uma comunicação interna que engaje.
Por meio das ações de endomarketing também se alcança:
- Aumento de produtividade;
- Atendimento ao cliente mais eficaz;
- Cumprimento das metas;
- Redução dos conflitos diários entre os membros da equipe;
- Respostas mais rápidas;
- Tomada de decisão mais assertivas;
- Maior motivação dos funcionários.
Essa comunicação é decorrente de uma cultura organizacional bem definida, transmitida para os os colaboradores nas reuniões e em canais de comunicação interna.
Porém, para ir além, também podem ser oferecidos prêmios e programas de reconhecimento, atividades motivacionais, happy hour, benefícios, dentre outros.
Uma comunicação efetiva é aquela que aborda todas as áreas da empresa a partir de uma identidade forte.
Cada ação, seja com um membro interno, um parceiro ou o cliente visa reforçar os valores marca, seus objetivos e sua qualidade.
Na MA², somos o end-to-end da comunicação. Extraímos a essência de negócios e seus propósitos, mostrando ao público interno e externo no Brasil e no mundo. Comunicamos com valor, relevância e ética. Afinal, o valor da marca está no comunicar bem, com transparência e simplicidade.
Nosso time tem o objetivo de criar a comunicação efetiva da sua marca!
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?