Branding tem sido a palavra da vez. Todas as empresas querem adotar a estratégia para, na maior parte dos casos, fazerem parte do “hype” sem entender, profundamente o que é o conceito.
Bastante confundido com o processo de criação da marca, o branding é um processo constante. Brand, do inglês, significa marca, e o -ing é, também no inglês, indicativo de ação continuada. Assim, a marca pode ser definida como um ser contínuo, que está em movimento e acompanha as transformações do mercado.
Branding está intimamente atrelado ao propósito, aos valores, à missão e visão de um negócio, para exprimir a personalidade dele ao mercado.
Sabendo que o conceito ainda é aplicado e percebido de forma errônea por muitos no mercado, preparamos esse conteúdo com os mitos e verdades sobre o branding. Continue a leitura.
Para um Branding eficaz, basta apenas ter um logotipo com cores bonitas.
Mito. A realidade vai além do logotipo. É sobre proporcionar experiências e memórias aos clientes que o façam escolher o seu produto (ou serviço) ao invés de outro, ou seja, é quando a marca se torna memorável.
“A marca torna-se memorável quando ela transmite por si própria a sua essência”, Mariana Aves CEO da Ma2comms
Branding não tem relação com outras áreas do negócio.
Mito. Na realidade, o Branding tem relação com todas as áreas, como por exemplo, está intrinsicamente ligado ao planejamento estratégico, porque vai entregar a percepção da marca, como ela vai ser vista e percebida por seu público.
Fazer o Branding é muito caro.
Mito. Ao adotar o Branding como estratégia, a marca fica mais bem posicionada no mercado, ganha a preferência de seus clientes e sua fidelização. Ou seja, os ganhos por meio desse investimento são muito maiores do que o próprio investimento.
Um exemplo do branding na prática é a Red Bull. Sua principal estratégia é de ser uma marca vinculada a paixão por aventura. Tanto é que o slogan “Red Bull te dá asas” ficou muito famoso.
O produto da Red Bull é energético similar ao da concorrência, mas ganha a preferência do público por remeter a esse conceito e a expressar sua personalidade aventureira.
O Branding praticado com excelência é um diferencial competitivo.
Verdade. A marca passa a ser lembrada de maneira afetuosa e efetiva pelos seus clientes, sendo a sua escolha.
Acompanhando as transformações, vemos o reposicionamento do negócio com a criação de novos produtos e até remodelando a forma de se apresentar ao mercado.
Um exemplo é a MA2 que, após cinco anos, remodelou seu portfólio e revelou a mudança do logotipo para transmitir a essência da empresa que é ser a ponte entre a marca dos clientes e o mercado.
Ficou interessado em adicionar o branding como estratégia da sua marca? Agende já seu coffee com o time multidisciplinar e estratégico da MA2!
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?