Terceirização é um termo muito conhecido nos negócios por ser um processo em que uma empresa é contratada para desenvolver determinadas atividades para outra. Essa ação é bastante comum em tecnologia, com a locação dos equipamentos e dispositivos, por exemplo. Porém, apresentamos uma novidade: o outsourcing de comunicação. 

“Em inglês, a palavra out significa fora, e source significa fonte”=, ou seja, a expressão remete para um auxílio que está fora da empresa para atuar em uma área do negócio de forma mais eficiente.” (Significados) 

Buscando atender esse perfil de empresa, o outsourcing de comunicação é a resposta para aquelas que precisam de especialistas. Isso desde a gestão até a operacionalização das atividades nas áreas de comunicação e marketing.

De tal modo que as disciplinas são divididas, juntamente com as entregas e os profissionais responsáveis, para que estes negócios possam ter voz no mercado e, consequentemente, maior competitividade e market share. 

Leia mais sobre as diferenças do Marketing Tradicional neste conteúdo do Blog MA² 

Por que o outsourcing de comunicação? 

Um dos primeiros pontos quando se tem uma empresa média é a questão dos custos, seja de colaboradores, de fornecedores, de mercadoria, entre outros. Desta forma, muitos líderes dão preferência ao core business em detrimento de áreas como o marketing e a comunicação. 

Entretanto, como estratégia, esse é um setor crucial para organizações de todos os portes e segmentos de atuação. 

Segundo os autores do livro Marketing de Serviços, Antonio Palmieri e Ana Maria Buairide, é fundamental ter em mente — e no papel — a importância do marketing, a diferença entre marketing de consumo e o marketing de serviços, o comportamento do consumidor; como funciona a segmentação de mercado, qual é a estratégia mais adequada para cada negócio e seu planejamento, a forma de falar da empresa e a publicidade. 

Sendo assim, o outsourcing de comunicação vem para mostrar a estes líderes que o marketing e a comunicação são importantes e fundamentais às estratégias de expansão e desenvolvimento.  

Primeiro, porque faz uma análise integral do negócio. A partir de um entendimento concreto do modelo de atuação, do segmento e do público, estrutura-se a área e um plano de ação. 

Assim, feito isso, é hora de ‘colocar a mão na massa’ e operacionalizar todas as atividades. Se a empresa tem um gestor, o outsourcing de comunicação fornece apenas o time operacional multidisciplinar — de head de operações e conteúdo aos redatores, designers e atendimento.  

Mas, caso não tenha um gestor, esse modelo pode incluir o gerente de marketing, que será responsável pelo relacionamento com a liderança da empresa para gerenciar as execuções, entregas e resultados. 

Com isso, o outsourcing de comunicação adiciona uma solução completa às empresas e a um valor muito mais acessível do que a contratação de profissionais e agências, chegando a economia de até 70% em alguns cenários. 

Outsourcing de comunicação é para a sua empresa 

Outra aplicação do outsourcing de comunicação é para empresas em processo de internacionalização Ao invés de contar com profissionais locais, tenha um time completo para implementar e posicionar a marca no novo país. 

Essa operação, além de descomplicar e fazer com que a liderança foque no core business, adiciona visão e conhecimento de mercado e atua juntamente com a matriz, de forma a seguir a identidade corporativa e adaptá-la para a nova cultura. 

Então, não deixe o marketing e a comunicação da sua empresa para o final. Tenha-o como principal aliado e gerador de lucro e demanda. Conte com a MA² e a sua inovação em entrega de soluções com o outsourcing de comunicação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir