Muitas vezes perguntamos para os nossos clientes: quem é seu público-alvo? 

E sabe qual a resposta de grande parte deles? “Quem quiser comprar”.  

Qual é o impacto de não ter um público bem definido? 

O empreendedor deixa de ganhar dinheiro, pois ele quer atingir todo mundo, de todas as regiões, mas esquece que o seu público-alvo está dividido em diferentes categorias como gênero, classe social e localização geográfica, sem contar os seus gostos e costumes, entre outros.

Você precisa levar em consideração diversos fatores para saber quem é o seu público. Assim, você consegue criar uma comunicação eficaz, de forma que o leitor veja e se identifique com a mensagem que a sua marca transmite. 

Por isso, é importante que você saiba qual é onde o seu serviço se configura no mercado e qual dor você está solucionando. Dessa forma, você consegue analisar e definir qual é o tipo de público-alvo que mais vai consumir o seu produto e vai te trazer mais retorno. 

Como isso é aplicado na prática? 

Por exemplo, se você vende doces artesanais, pode direcionar a sua comunicação de marketing para o público-alvo de mulheres entre 20-35 anos, que vivem na área que você atua. Dessa forma, sua linguagem nas redes sociais será direcionada a elas, com cores mais atrativas para esse gênero e com um linguajar adaptado para o público feminino. 

Desta forma, você direciona seus esforços para fazer com que o público que você sabe que mais vai te dar retorno conheça o seu trabalho, identifique-se com a sua marca e tenha o desejo de consumir o seu produto. Isso não significa, levando em consideração o exemplo acima, que se um homem quiser comprar os seus doces ele não vai querer apenas por conta da sua comunicação, se o seu produto for atrativo e gerar valor, qualquer um vai querer consumir, o que você está fazendo é apenas direcionando o seu marketing para o público que tem mais chance de querer consumir, maximizando seus ganhos. 

Vamos te dar um exemplo prático: abaixo temos uma campanha do Itaú em que ele traz o Marcos Mion e o Stallone para falar do seu serviço Uniclass.


Stallone e Mion conversam em nova campanha do Itaú Uniclass (Crédito: Reprodução)

A campanha faz diversas referências ao personagem e ao filme de Stallone para deixar a mensagem que o banco está ao lado do cliente que quer subir degraus e chegarem “lá”, o que pode ser uma conquista de bem material, viagens internacionais, entre outros. 

Ou seja, essa campanha quer atingir um público mais velho que deseja realizar grandes conquista, pois se eles quisessem se comunicar com um público mais jovem, a presença do Stallone e as referências aos filmes dele não fariam muito sentido, pois são filmes mais antigos (o que não significa que um jovem que tenha assistido os filmes dele não se impacte com a campanha, mas eles não representam a maioria). 

Portanto, definir seu público-alvo significa destinar seus recursos de maneira mais eficiente para atingir quem precisa dos seus serviços, pois quem quer atingir todo mundo acaba não impactando ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir