Explorar, criar, entregar valor e gerar lucro. Essa pode ser tida como a principal definição de marketing, acompanhada das ações de identificar as necessidades e desejos não atendidos do mercado, definir, dimensionar e quantificar o tamanho do mercado em questão e o lucro potencial. Mas, afinal, é só para as grandes ou também é necessário contemplar tudo isso em uma pequena empresa?
A resposta é: para todos os portes de negócios, incluindo os iniciantes, se o desejo é construir uma marca forte, ampliar e melhorar o relacionamento com o mercado e os clientes e engajar os consumidores. Além de o marketing também ajudar na criação de alternativas que aumentam a receita e as vendas do negócio.
Para Kotler, o marketing pode ser definido como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas.” Assim, todas as atividades e estratégias partem de um planejamento estruturado e direcionado a cada etapa do negócio.
Planejar estrategicamente significa estar em sintonia com o mercado, visando a adaptação da empresa às mutantes oportunidades que surgem, considerando sempre os recursos disponíveis e os objetivos perseguidos. (KOTLER e KELLER)
Essa estratégia e operacionalização parecem muito complexas para um negócio que está iniciando? Não precise se preocupar. A MA² preparou um passo a passo completo para iniciar o marketing de uma pequena empresa. Continue neste artigo para saber quais são.
O que considerar no plano de marketing de pequena empresa?
O marketing não deve ser negligenciado no planejamento estratégico de uma empresa. Desde o início recomenda-se que a área seja incluída nele, uma vez que ela cumpre um papel de extrema relevância no negócio.
Porém, você pode dizer: “não tenho recursos humanos e financeiros para coordenar o marketing na minha empresa que está começando”. Hoje, a tendência é o Marketing as a Service, que apoia desde o estabelecimento do plano estratégico até a condução dele de acordo com o que a sua empresa precisa e pode dispor no momento.
Agora que já sabe dessa modalidade, veja os primeiros passos do marketing de pequena empresa:
1. Branding
Comece pela marca. Quem é a sua empresa, o que faz, como se comunica (visual e textualmente), quem é o público, como ela se apresenta e posiciona? Todas essas questões são respondidas com o branding.
“Branding é dar vida e personalidade às marcas em uma constante construção da identidade verbal e visual, onde o olhar prioritário será sempre para o look n’feel da marca, ou seja, a forma como ela é vista e percebida pelas pessoas de modo geral, nos mais diversos pontos de contato que ela se apresenta.” (Ana Moreno Kono)
Depois de escolhido o nome e feitas todas essas etapas, é hora do público.
2. Profundo conhecimento
Na etapa anterior, você já fez uma pesquisa para compreender o mercado e as suas necessidades. Entretanto, é agora que vai definir o público-alvo, isto é, quem é o seu cliente, como ele se comporta, quais são seus hábitos e preferências, entre outras informações.
Nesta etapa, você também faz um overview do mercado, dos concorrentes e estuda cada uma dessas variáveis para traçar a sua estratégia e diferenciais competitivos.
3. Criação do plano de comunicação
Com a marca finalizada e o mercado estudado, é hora de estabelecer quais serão os canais utilizados para comunicação, o objetivo de cada um deles, a periodicidade, o tipo de conteúdo e a linguagem.
Para saber mais sobre as plataformas de comunicação para o seu negócio, acesse este blogpost da MA².
4. Construa os canais de comunicação
Produza o site da empresa, que é a vitrine no mundo digital e também apoia no ranking de busca orgânica (SEO). Além dos perfis nas redes sociais e os materiais físicos, como cartão de visita, folders, banners, entre outros que façam sentido ao seu negócio.
5. Acompanhe as métricas
Estabeleça os indicadores de acompanhamento de cada um dos canais de comunicação e os resultados esperados. Com isso, você avalia a curva de crescimento e também enxerga onde pode melhorar.
Ter o marketing desde o início de uma empresa é fundamental para acompanhar o seu desenvolvimento e contar a sua história ao mercado da forma mais instigante e atrativa ao público. Por isso, ter um time que te apoie é imprescindível nesse cenário.
Conheça a MA² e os profissionais multidisciplinares e estratégicos que te acompanham em todas as etapas para construir e propagar a sua marca. .
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?