O que vem à sua mente quando se fala de marca? Pensou em alguma empresa ou produto que utiliza com frequência? Se sim, a ideia de marca foi desenvolvida corretamente. Antes de explicar o porquê e como desenvolver uma marca, você precisa saber o que é para, então, poder aplicar no seu negócio.  

De acordo com o dicionário, é o ato ou efeito de marcar. Ou seja, o impacto que imprime em algo ou alguém. 

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas. (INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial)

Sabe quando você pensa na Coca Cola e já vem o logo e as cores na sua mente e a sensação da bebida gelada? Se te remeter a um costume seu ou um momento que vivenciou ainda melhor! Isso é resultado de uma boa construção de marca, que te apresenta não somente a sua identidade, mas também o seu produto e um estilo de vida. 

Muito além do símbolo, o objetivo da marca é formado por um conjunto de ações que visa conquistar o público-alvo e, consequentemente, o mercado.  

A partir disso, o lucro é reinvestido no crescimento da empresa, visando não apenas o desenvolvimento de produtos e serviços, mas das equipes e até mesmo na geração de impacto social.  

Agora, quais são os passos e por que criar e desenvolver uma marca? 

Branding, o primeiro passo 

Se você tem um negócio, tem uma marca. Parece óbvio, porém não é a mentalidade de muitos empreendedores e empresários.  

Para eles, apenas o produto ou o serviço é o que precisa aparecer, enquanto a empresa matriz não deve ser trabalhada — o que é um equívoco.  

A marca é a junção do propósito de existir, do manifesto, da sua forma de se comunicar e de agir tanto interna quando externamente (aqui, é o que chamamos de cultura).  

Partindo deste princípio, o Branding é o que vai dar o pulso para o negócio, relembrando e mantendo a ideia principal, de forma que haja orquestração do todo para a realização das estratégias e dos objetivos. 

Ao desenvolver uma marca, desenvolve-se o tom da comunicação interna e com o mercado por meio de estratégias, como criação de um personagem, nomeando os colaboradores e os clientes, criando um podcast ou outras plataformas de conteúdo, promovendo ações sociais, entre outras. 

É importante lembrar que as ações são diversas e focadas no tipo de negócio. Por isso, uma consultoria de comunicação auxilia a entender quais utilizar e em qual momento.  

Daí ser fundamental começar pelo Branding. É a partir dele que a comunicação com o mercado e o público-alvo será realizada e a cultura institucional propagada, marcando todos de forma positiva e fazendo com que a marca seja lembrada e consumida.  

Marketing para estabelecer e crescer o negócio 

Feito isso, o Marketing é a área que faz a empresa expandir a partir de estratégias e ações definidas para cada etapa de seu desenvolvimento. 

Marketing é um conjunto de atividades para que a mensagem da marca seja entregue e compreendida pelo público-alvo, ampliando a demanda e deixando-a constante para a manutenção do negócio. 


Para estruturá-lo, é importante ter em mente que não é custo, mas, sim, investimento e que precisa reunir o que há de melhor em recursos humanos; isto é, aposte em um time maduro e experiente, em novas tecnologias — antecipe o mercado, e também, inclua métricas e processos bem-definidos. 

Antes de tentar ir na onda do mercado, lembre-se da sua marca, da essência dela e do que ela representa, para traçar as ações de marketing mais adequadas.  

O virtual é aplicável para qualquer empresa. Mas, mesmo neste universo, é preciso entender quais são as plataformas mais utilizadas pelo público-alvo para intensificar os conteúdos por lá.  

Feito isso, apostar em ações offline também impressiona e faz com que a marca seja lembrada — enviar um cartão-presente, convidar para um café da manhã, ter um experience day — todas são estratégias de marketing eficientes para consolidar a marca. 

Com isso, é possível mensurar o diferencial e a reação do público ao ter contato com ela, para que novos formatos sejam propostos, bem como para acompanhar o crescimento do negócio.  

Assim, se tem um por que de existir, a marca pode — e deve — ser desenvolvida e nutrida. 

Para apoiar esta jornada, a MA² entende o mercado, a sua ideia e concebe toda a estrutura da marca, incluindo as ações de Marketing para manter a saudabilidade do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir