Se eu te disser que tem uma forma de fidelizar clientes e ainda os fazerem embaixadores da sua marca com uma só ação, você acreditaria?
E mais: e se eles se unissem e criassem uma comunidade de autopromoção dos seus serviços, não parece bom demais para ser verdade?
Mas não só é possível, como é uma estratégia só que pode contemplar todos esses benefícios: o marketing de comunidade.
Marketing de comunidade é a estratégia de estreitamento do relacionamento com o cliente de forma que ele se sinta pertencente a um grupo com mesmos valores e interesses.
Identificar perfis de cada tribo aumenta o senso de propósito pessoal de quem participa desses grupos. Também expande a percepção e perspectiva de vida, o que contribui para elevar a autoestima, como revela análise da Plos One.
A ideia de comunidade não é nada nova. Os fã-clubes são ótimos exemplos de pessoas que se uniram em prol de uma marca e que muitas vezes foram fundamentais para mudanças nos hábitos de consumo. O livro A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins, destrincha bem esse assunto.
Para nós, do comercial e do marketing, podemos aprender com os times de futebol e grandes sagas do cinema para formarmos os nossos próprios fã-clubes. Algumas grandes empresas já vêm se dando muito bem nesse aspecto, como a Volkswagen e a Apple.
E é mais fácil do que parece, sabe por quê? Porque é justamente o que o consumidor 5.0 quer. Ele valoriza a experiência.
Ainda que você ofereça um bom atendimento e produtos excelentes, é a transparência, os valores e a conexão com a marca que vai gerar uma experiência de compra completa.
Por isso, saiba como captar a sua persona e crie uma comunidade:
Passo 1: Desenhe a sua persona
Você precisa entender quais são as principais características do seu público-alvo para saber como se comunicar de forma humanizada e identificável com ele.
Com esse fim, elabore questionários, use e abuse da análise de dados do seu site e redes sociais e tenha uma resposta concreta às perguntas-chave.
Comentários