Expandir o mercado de atuação para além das fronteiras nacionais é algo muito desejado por gestores. De acordo com dados da “Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral, 51% deles planejam internacionalizar sua empresa até 2025.
Contudo, é preciso levar em consideração diversos fatores, já que a atitude também envolve a necessidade de expandir a capacidade de produção com demandas específicas. A seguir, vamos entender se o seu negócio está preparado.
Já pensou na logística para internacionalizar sua empresa?
Quando o assunto é enviar produtos ao consumidor final, a logística está no topo do planejamento. Tratando-se da exportação para outro país, é necessário pensar em todos os detalhes de um processo que seja ágil e economicamente viável, considerando meios de transporte e leis aduaneiras.
No caso de produtos que não são perecíveis, avalie se existem bons orçamentos dentre distribuidores que comercializam com o cliente final.
A boa notícia é que a exportação é uma estratégia de internacionalização de pouco risco e que requisita investimento baixo.
Atente-se à regulamentação de cada país
Após traçar as localidades as quais sua empresa deseja alcançar, é o momento de buscar saber mais sobre impostos, registros e licenças.
Afinal, cada país possui suas próprias normas em relação ao comércio estrangeiro. Esse escopo inclui desde informações da embalagem até a ingredientes permitidos. Após a avaliação de todos os requisitos, conclua se o seu negócio poderá atendê-los.
Com quem contar se surgirem problemas?
Problemas legais podem aparecer mesmo que o seu negócio tenha se dedicado a cumprir com todos os requisitos técnicos.
Nesse caso, esteja certo de que pode contar com uma assessoria jurídica qualificada do próprio país em questão e, em especial, que tenha experiência em trabalhar com companhias estrangeiras.
Não se esqueça: leis e regulamentações são dinâmicas, além do mercado financeiro em si. Embora não surjam questões jurídicas, é essencial que sua empresa esteja aberta a se adaptar em tempo real.
Na prática para internacionalizar sua empresa: avalie insights!
Ao partir para a ação, você notará experiências diferentes com seus novos consumidores. Dessa forma, estruture-se para aproveitar as informações e tornar ainda mais eficiente o momento de internacionalizar sua empresa.
Assim como em solo nacional é fundamental melhorar sempre o relacionamento com clientes e fidelizá-los, no exterior também será possível se você arquitetar o seu principal público-alvo e quais são os comportamentos mais comuns de compra e venda na região.
E aí, a sua está preparada? Boa sorte!
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?