Você com certeza ouviu falar em ESG, NFT, metaverso, estratégias data driven e novos comportamentos dos consumidores em 2022. Mas está preparado para as tendências de 2023?
O consumo está cada vez mais digital. Segundo um estudo da WGSN, nos próximos anos haverá cerca de 29 bilhões de dispositivos conectados e 75% da população global com acesso à Internet, o que exige a implementação de tecnologias mais avançadas e seguras em diversos setores.
Como a velocidade dessas transformações é acelerada, muitos negócios precisam preparar suas ações para suprir as demandas do mercado. Spoiler alert: espera-se que mais de 75% das companhias usem IA, análises avançadas e ciência de dados em gerenciamento para melhorar o processo decisório.
2023 será o ano para aprender e evoluir sobre o que realmente funciona e, mesmo em um cenário incerto de forma política e socioeconômica, já é possível ver indícios de quais serão as maiores tendências do ano no setor empresarial.
O que 2023 reserva para os negócios
Muitas empresas ainda possuem a tendência de focar apenas no presente, o que pode trazer prejuízos a mesma. Por isso, olhar para o futuro é tão importante quanto o presente, pois é nele que os tomadores de decisão serão capazes de entender o contexto do mercado e compará-lo ao seu próprio negócio para, assim, ajustá-lo conforme necessário.
Então, o que vem a seguir no mundo dos negócios? Para responder essa pergunta feita por muitos empreendedores, a MA² elaborou as principais tendências de 2023 para você incluir em seu planejamento.
Tendências de 2023
De acordo com a análise de mercado feita por Bernard Marr, autor best-seller e referência mundial em futurismo, foi possível elencar cinco tendências que mais se destacarão neste ano.
- Experiência imersiva do cliente;
- Ascensão do ESG;
- Segurança no supply chain e autossuficiência;
- Transformação Digital acelerada.
Abaixo explicaremos um pouco mais sobre cada uma delas. Confira:
Experiência imersiva do cliente
O relacionamento entre marca e cliente estará cada vez mais íntimo por meio de soluções como atendimento online e recomendações, que já estão contando com um conhecimento prévio sobre a jornada de compra do consumidor. Como resultado, espera-se que as empresas atendam o cliente de maneira proativa, personalizada e de acordo às suas expectativas.
A imersão e a interatividade se farão mais presentes também, indo muito além do conhecimento que temos sobre Metaverso, o que já apresenta grandes oportunidades para o varejo. E não só emergindo como novas maneiras de impulsionamento de consumo, o dCommerce (comércio descentralizado), os NFTs e Tokens agora possuem outro papel: como estratégias capazes de aumentar a fidelidade do cliente, acelerando seu envolvimento com a marca.
Leia mais: Metaverso: adotar ou não no seu negócio?
Ascensão do ESG
A sustentabilidade se tornou vital para grande parte dos consumidores e se manterá como prioridade não somente este ano, mas também nos próximos.
Para ter sucesso na área de ESG (governança ambiental, social e corporativa), é preciso entender que as práticas envolvem todo o funcionamento de um negócio. Ou seja, por mais que haja lideranças especializadas no setor, o ESG não pode se restringir apenas a elas, mas deve ser uma mentalidade implementada e praticada por toda a empresa.
Portanto, como tendências de 2023, os processos ESG precisarão ser colocados como prioridade e em prática. Isso inclui compreender o impacto do seu negócio no mundo, planos de ação e relatórios de responsabilidade e transparência detalhados minuciosamente.
Segurança no supply chain e autossuficiência
Não podemos deixar de citar as indústrias. Vimos uma série deles enfrentarem desafios em suas cadeias de suprimentos devido às paralisações provenientes da pandemia, além das instabilidades sociais e econômicas mundiais.
Com isso, é essencial a elaboração de um plano de ação bem estruturado capaz de mapear a cadeia de suprimentos para a inserção de soluções tecnológicas – melhorando, consequentemente, as tomadas de decisão e operações em armazéns e centros de distribuição – pelas companhias e que esteja focado em aumentar tanto a segurança quanto a autossuficiência em suas operações.
Segundo um estudo do Gartner, até 2026, cerca de 75% das maiores companhias do mundo terão adotado algum tipo de Inteligência Artificial de intralogísitica em suas operações de armazém. Aqui, podemos citar a Amazon como grande exemplo em automatização de processos em combinação ao trabalho humano.
Já no Brasil temos a Frete Rápido. A empresa oferece a omnicalidade entre suas soluções de logística que entrega toda a visibilidade da jornada de compra. É possível contar com o HUB FR também, no qual a gestão logística é centralizada e conectada às transportadoras com os canais de vendas.
Transformação Digital acelerada
E como a última, mas não menos importante dentre as tendências de 2023, vamos falar sobre a Transformação Digital acelerada.
Você já deve ter ouvido falar sobre IoT, Inteligências Artificial, Blockchain, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud Computing, entre outras. Retomando o assunto, o nosso futuro será cada vez mais digital e conectado.
Com a emergência de novas tecnologias, já vemos o impacto das mesmas em decisões estratégias e na reinvenção de modelo de negócios trazendo novas concepções sobre o on e o off, opções híbridas e experiências “phygitais”.
Naturalmente, os negócios serão impactados de ponta a ponta pela Transformação Digital, o que proporciona uma reconfiguração empresarial a partir da sinergia entre diferentes, inovadoras e inteligentes soluções tecnológicas.
Prepare sua empresa para o futuro
Com as constantes mudanças no mercado combinadas às tecnologias emergentes no centro dessas transformações, os processos e operações de vários setores do mundo dos negócios são impactos.
Sejam empresas tradicionais ou já digitais, é preciso focar nas oportunidades que surgem a partir de tais tendências, sempre visando potencializar o valor da marca, a incrementação da experiência do cliente e estimular a inovação tecnológica de forma contínua.
Como dica, a MA² propõe olhar internamente por possíveis lacunas e alavancar de crescimento, pensando sempre a médio e longo prazo e também levando em consideração o comportamento do seu consumidor e de novas tecnologias para entender como o seu negócio pode se beneficiar do cenário.
Posts recentes
- A nova era do PR: como a comunicação integrada está transformando marcas e negócios
- Como utilizar o Data Analytics para melhorar a performance de campanhas?
- Conheça a estratégia de Growth Hacking e veja como ela pode alavancar os resultados da sua empresa
- 5 formas de inovar o seu negócio por meio do outsourcing de comunicação
- Como manter uma identidade visual que impulsiona o crescimento da sua marca?