Como gestor ou profissional de comunicação e marketing já deve ter se perguntado ou ouvido de alguém: existe fórmula mágica para dobrar o alcance e o crescimento de uma marca ou será que agora é a melhor hora para apostar no tráfego pago e amplificar os números das plataformas digitais

A resposta da primeira pergunta é: não. A da segunda implica na tomada de decisão estratégica e do investimento do budget de marketing no alcance do público específico via web.  

Entretanto, antes de começar a investir em tráfego pago, são necessários conhecimentos básicos para compreender se o negócio está preparado. Veja quais são a seguir: 

  1. Persona definida: a sua empresa deve conhecer o público-alvo nos mínimos detalhes. Alguns fatores como localização, idade e sexo fazem toda a diferença quando se trata de tráfego pago.   
  2. Uma área de atuação específica: ser muito abrangente e querer resolver todas as necessidades dos potenciais clientes pode ser um problema. Sempre questione se é possível ser mais certeiro em relação às questões que a empresa se propõe a resolver e quais são os produtos ou serviços ofertados.
  3. Constância: ter um bom planejamento e administração das plataformas e canais de comunicação é o mínimo para um crescimento saudável. Ou seja, a marca não pode postar por uma semana intensivamente e sumir por 3 meses. 
  4. Condição para lidar com os resultados: pergunte se já está na hora de chegar aos 100k de seguidores; se você tem um bom time para administrar as interações, plataformas para gerenciar os lançamentos, capacidade de atender a demanda, e por aí vai. Não adianta ter centenas de consumidores e só poder oferecer produto a uma parcela deles.  

Nesse blogpost nós falamos sobre a base necessária para desenvolver a sua marca de maneira saudável. Leia na íntegra! 

O que muda com o tráfego pago? 

Como o nome já diz, o tráfego pago acontece a partir de um investimento monetário. Aqui, o maior objetivo é aumentar o número de acesso aos canais e plataformas da marca.  

Ou seja, as redes sociais e as plataformas de pesquisa possuem ferramentas que vão direcionar e entregar conteúdos específicos de acordo com o que o consumidor deseja, potencializando essa entrega e filtrando melhor quem recebe, o que, quando, como e onde, com o intuito de aproximar o potencial consumidor e converter em vendas.   

Como investir em tráfego pago? 

Isso varia de acordo com a plataforma que estiver sendo utilizada. Mas, no geral, todas seguem a seguinte dinâmica:  

Você investe um valor em um “botão” na rede —> ele aparece para um público alvo específico  —> a cada clique nesse botão é cobrado.  

Essa é a dinâmica CPC (custo por clique), e esse botão pode ser uma foto que você vê no Instagram e até o link que aparece com prioridade no Google após uma pesquisa.  

Além disso, existe o CPM (custo por mil), onde você investe uma quantia para receber mil visualizações (ou impressões) de determinado botão de acordo com gatilhos gerados por usuários ou o próprio histórico deles. 

Algumas plataformas que podem ser utilizadas para tráfego pago, variando de acordo com onde você quer encontrar o seu público são: Google ADS, Facebook ADS, Youtube ADS, Instagram ADS, Linkedin ADS, entre outras.  

Retomando. Para que você considere investir em tráfego pago é importante saber que ele e o tráfego orgânico coexistem. Além disso, há uma necessidade de conhecimento mais específico para que você faça campanhas corretas e não desperdice o budget.  

Se você acha que está na hora de investir em tráfego pago, A MA² te apresenta opções para fazer com que o seu investimento tenha retorno garantido, a partir de um planejamento estratégico e coordenação das pequenas (ou grandes) partes que montam o todo.  

Essa é a cultura de trabalho end-to-end que você encontra em nosso time, onde todos os processos são interligados, conferindo ritmo e eficácia de todas as partes, garantindo resultados de alcance, impacto e crescimento para a sua marca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir